segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

um ano novo de tentar


Tenho me perguntado nestes dias de festas familiares, preguiça e comilança: o que escrever como texto de final de ano para postar no blog?

Sempre vi esta época (dias que sucedem o Natal e antecipam o ano novo), como um ‘estado liminal’, ou seja, algo que não pertence nem a um ano nem a outro. Uma espécie de limbo, onde as pessoas repassam seu ano que está por acabar, tentam se aproximar mais das outras, correm atrás do tempo perdido, viajam, ou ficam como eu: torcendo para que o ano acabe logo e fazendo muitos planos ou pelo menos imaginando como será o próximo. Enfim, tentando viver entre uma caminhada sem rumo, uma tentativa de leitura, uma checada no e-mail (que nessa época fica vazio) e um programa chato na televisão (alguém já tentou assistir à TV nessa época??).

Pensei então: vou escrever um texto falando sobre coisas boas que aconteceram em 2008 e outras melhores para tentar alcançar no ano que se aproxima, algo que traga uma visão positiva a respeito da vida e das coisas que passaram, algo como ver a ilusão do tempo tal qual um alento para tocar em frente os 365 dias que estão por vir...

Mas veja bem, este foi, ao menos para mim, um ano extremamente produtivo, cheio de alegrias, pessoas especiais e projetos conquistados que eu poderia ficar listando interminavelmente aqui (como a iniciativa em criar este blog, por exemplo). Mas que termina precisando muito mais do que um simples texto bonito, que possa ser reproduzido em cartões de ano novo.

Este ano termina com apenas um desejo: de que 2009 ‘dê conta de dar conta’ de todas as conquistas realizadas em 2008. Por isso, meu desejo é que esse seja um ano de perseverança!

Perseverança em tentar sempre ser bom no que se faz, em manter as pessoas perto de si e em saber conquistar muitas outras mais. Perseverança em continuar desenhando escritas em um blog e (por que não?) conquistar mais leitores. Perseverança em acordar todos os dias com a certeza de que se está no lugar certo e que a hora certa só depende de você. Perseverança em aceitar desafios e em ser perseverante ao enfrentá-los. Perseverança em repensar seus sentimentos, em continuar olhando o pôr-do-sol e lembrando de alguém especial, em descobrir constantemente seus olhos, em saber esperar. Perseverança em entender a vida como se ela fosse um grande jogo em equipe e que sem a ajuda de outras pessoas, nunca se chega a um bom resultado final. Perseverança em continuar sonhando com pelo menos uma parte do mundo melhor, em continuar amando as flores e o inverno, em não deixar de comprar pizzas gigantes mesmo arrependendo-se depois, em tentar encontrar o momento exato de parar. Perseverança em ver a beleza de um encontro, a sinceridade de um abraço, a cor de um beijo, a sensibilidade de um toque, a presença que pode estar invisível, mas não menos presente em uma noite de luar. Perseverança em tentar sempre escolher o momento certo, a roupa certa, a palavra certa, sabendo que se ela não for exatamente a que você buscava, você ao menos tentou. E isso é o que importa. Afinal, perseverar não é exatamente isso: apostar constantemente, mesmo sabendo que há a possibilidade de não acertar? E que isso não diminui em nada a grandiosidade de tentar. Enfim, de perseverar.


Feliz Ano Novo a todos...


Fonte da imagem: http://pensar-im.blogspot.com


3 comentários:

Unknown disse...

vamos então para 2009!
sem viver do dia 25/12 ao dia 01/01...
quer dizer, dia 31 a gente vive, pq vai no mercado, e se abastece pra se embugar dia 1º...

adoro o jeito q vc escreve poesia nos mantendo com os pés no chao, e a mente viajando... (entendeu, neh hehe)

entao,pra 2009, desejo pra nós mta perseverança e pizzas gigantes!

bjinhos, amo vc!!!

Clave de Sol disse...

Cris, nem tenho mais o q dizer, vc disse tudo... perfeito.
Só tenho a te desejar tudo de bom e que teus melhores sonhos para 2009 se realizem.
Grande bjo no coração
da amiga

Cris

kara_valente disse...

Hola! Que tal?
Bem...sou um estrangeiro lendo teu blog que curti um monte...a forma como escreve...legal! curti cara e avante 2009!!! esperando os 2009 motivos pra ser feliz!!!